Pular para o conteúdo principal

QUEIXA ESCOLAR

A queixa escolar envolve todo o contexto
 A queixa escolar é um dos principais motivos de encaminhamento de crianças e adolescentes aos consultórios de psicologia. Entretanto, ainda hoje, muitos profissionais, inclusive psicólogos, continuam atribuindo as dificuldades escolares apenas à criança e à 
sua família, excluindo a escola da responsabilidade e daparticipação no processo de aprendizagem. (Neves & Almeida, 2003). 


As queixas escolares são freqüentemente constituídas pelas idéias de 
anormalidade, de que falta algo naquele aluno, ou baseadas em preconceitos de que certa criança não aprende porque vem de uma família muito pobre ou desestruturada, porque não se interessa pela escola, porque é desnutrida e não terá capacidade para aprender. Essas idéias produzidas historicamente tornaram-se mitos, e, o objetivo e o desafio dos profissionais que trabalham com crianças e adolescentes é rompê-los 
(Machado, 2000).  
A queixa escolar é apenas um aspecto de uma rede de relações sociais e, 
considerar apenas a criança como centro, resulta em avaliações e posteriormente em 
diagnósticos que desconsideraram o processo de produção da queixa escolar, que não 
investigaram as relações e a realidade  onde as dificuldades de aprendizagem ou os 
desvios de comportamento se constituíram. (Machado, 1996). 
Muitos pais, professores e psicólogos têm a seguinte pergunta: o que a criança 
tem que produz problemas de aprendizagem ou atitudes agressivas? 
(Machado, 2000, p. 144). 
Algumas crianças reagem ao sentimento de impotência e ao sofrimento por ´não 
saber`, brigando, batendo e mudando de assunto. Alguns professores, ao tentarem 
manter a ordem, reprimem esses acontecimentos e comportamentos, sem perceber que 
estão reforçando o campo que os produzem (Machado, 1996). 
O objetivo não deve ser analisar o aluno do ponto de vista daquilo que ele não 
conseguiu atingir cognitivamente, e sim, tentar desvelar os processos de escolarização 
que produziram essa criança que tem na apatia ou na agressividade uma forma de 
comunicação ou de defesa frente a práticas escolares atravessadas por preconceitos e 
estereótipos em relação à criança e sua família. Deve-se buscar uma intervenção que 
possibilite uma reflexão crítica desta relação estereotipada e produtora da repetência, da 
exclusão e dos rótulos, evitando-se, assim, que o aluno seja culpado por seu fracasso 
escolar. 

Raquel Guimarães Barros Cardoso
Psicóloga
CRP 01/ 12745

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Love is all

  Yesterday, I knew the games to play I though I knew the away Life was meant to be And now there's you My foolish games are through Now at last I have found Just what makes this old world turn arround Love is all, I have to give Love is all, as long as I shall live (So) take it all and I'll always be there When you call my name I know now, the love is all Every night, I long to hold you tight Until the morning light Shines into your eyes Love me now We'll get along somehow Won't you please, take my hand And together forever we'll stand Love is all, I have to give Love is all, as long as I shall live (So) take it all and I'll always be there When you call my name I know now, the love is all

Você, presente da vida

  Você é o melhor presente A vida poderia me fazer, Você enriqueceu meus dias Enchendo-as de você e momentos únicos e irrepetíveis, Você entrou devagarinho. Na minha mente, seduzindo e possuindo, Para não ir mais embora, mas residindo lá Qual senhor absoluto? Do meu sentir e querer, Você se tornou o centro Vital de toda a minha existência: Nada mais foi como antes E eu nem queria que ele voltasse a ser. Eu mesma não sou a mulher que eu era antes de nos conhecermos, mas eu me transformei, Eu até floresci No calor sublime da chama Do seu imenso amor. Magia e encanto Eles ganharam vida em nós e tornando nossa união única E o melhor conto de fadas do amor se escreveu no livro de ouro da vida, testemunhando sua grandeza e sagralidade, Testemunhando um enorme amor. Magia e encanto, Conto de fadas e realidade Este somos nós E esta é a nossa vida juntos. Paola Turri

Coisas da Vida

São situações humanas De momentos entre nós As lacunas e retornos Compreender talvez depois Sim,  como veres Estou pensando em você Como se o tempo não fosse passar jamais Onde estamos, o que somos, só o tempo faz A fronteira do coração é o mundo do desconhecido Atrás seu orgulho, e em meu quarto escuro Só pensando em você Estou pensando em nós São coisas dessa  vida Pressionando um pouco assim São lutas enlouquecidas E eu me pego a pensar em mim Sim, você sabe Eu ainda estou de pé. Todos os meus sonhos são humanos, yeah E eu os levaria com minhas mãos, sim, porque Esses meus sonhos são humanos,yeah Eu os levaria com minhas mãos São coisas dessa vida Mas então onde está a vida, onde está, onde está Se desde quando começou Uma perseguição é, então onde é, então onde é Sim, como você vê Ainda estou pensando em você Esta noite que passa lenta ao meu lado Procuro enfrentá-la, aprisioná-la E se seguro as bordas do coração pulsante um pouco Quero prov